SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Predictors of relapse in the second follow-up year post cognitive-behavior therapy for panic disorderInfluence of specific obsessive-compulsive symptom dimensions on strategic planning in patients with obsessive-compulsive disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

BALDACARA, Leonardo; SANCHES, Marsal; CORDEIRO, Daniel Cruz  and  JACKOWSKI, Andrea Parolin. Tranquilização rápida para pacientes agitados nos serviços de emergência psiquiátrica: um ensaio clínico randomisado de olanzapina, ziprasidona, haloperidol mais prometazina, haloperidol mais midazolam e haloperidol em monoterapia. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, n.1, pp. 30-39. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011000100008.

OBJETIVO: Comparar a eficácia da olanzapina, ziprasidona, haloperidol associado ao midazolam, haloperidol associado à prometazina e haloperidol isoladamente por via intramuscular como primeira escolha no tratamento de pacientes em agitação e agressividade. MÉTODO: Cento e cinquenta pacientes com agitação psicomotora por transtorno psicótico ou transtorno bipolar foram recrutados para estudo duplo-cego e receberam olanzapina, ziprasidona, haloperidol associado a midazolam, haloperidol associado a prometazina ou haloperidol isoladamente. Foram aplicadas as escalas Overt Agitation Severity Scale, Overt Aggression Scale e Ramsay Sedation Scale no período de 12 horas após a primeira aplicação. RESULTADOS: Todas as medicações foram capazes de acalmar os pacientes após uma hora da administração. Apenas a olanzapina e o haloperidol reduziram a agitação para menos de 10 pontos e apenas a olanzapina reduziu a agressividade para menos de quatro pontos nesse período. Doze horas depois, apenas o haloperidol com midazolam apresentou valores altos para a agitação e agressividade, e também esteve relacionado com maior proporção de efeitos colaterais. A ziprasidona, a olanzapina e o haloperidol apresentaram resultados mais estáveis para o controle da agitação e a ziprasidona, haloperidol associado a prometazina e olanzapina para o controle da agressividade. CONCLUSÃO: A olanzapina, a ziprasidona, o haloperidol associado a prometazina, o haloperidol associado ao midazolam e o haloperidol isoladamente foram efetivos no controle da agitação e da agressividade secundária a transtornos mentais dentro de 12 horas. Todas as drogas apresentaram vantagens e desvantagens, exceto pela associação haloperidol e midazolam que demonstrou os piores resultados em todos os parâmetros.

Keywords : Agitação psicomotora; Transtornos psicóticos; Agentes antipsicóticos; Emergências; Tranquilizantes [efeitos adversos].

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English