SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Brief motivational interview and educational brochure in emergency room settings for adolescents and young adults with alcohol related problems: a randomized single blind clinical trialThe relationship between perceived social support and severity of body dysmorphic disorder symptoms: the role of gender author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

SALGADO, João Vinícius et al. O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey: aplicabilidade para uma amostra de adultos brasileiros. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 234-237.  Epub Mar 18, 2011. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011005000007.

OBJETIVO: O Rey Auditory-Verbal Learning Test é um teste mundialmente reconhecido na literatura neuropsicológica que avalia o aprendizado e a memória. Na sequência de um estudo anterior, que apresentou o desempenho dos idosos brasileiros no Rey Auditory-Verbal Learning Test, este trabalho apresenta o desempenho dos adultos brasileiros no Rey Auditory-Verbal Learning Test. MÉTODO: Uma versão do teste foi desenvolvida com uma lista de alta frequência, com uma ou duas sílabas de substantivos concretos do português do Brasil. Duzentos e quarenta e três (243) indivíduos de ambos os sexos foram alocados para seis faixas etárias (20-24, 25-29, 30-34, 35-44, 45-54 e 55-60 anos) e avaliados com o Rey Auditory-Verbal Learning Test. RESULTADOS: O grau de escolaridade e idade mostrou correlação positiva e negativa, respectivamente, com o desempenho no Rey Auditory-Verbal Learning Test. As mulheres tiveram um desempenho significativamente melhor que os homens. Os resultados foram semelhantes aos encontrados para a versão em inglês do Rey Auditory-Verbal Learning Test, por meio de faixas etárias semelhantes. CONCLUSÃO: Nossos resultados sugerem que a adaptação do Rey Auditory-Verbal Learning Test para o português brasileiro é adequada e aplicável para avaliação da capacidade de memória de indivíduos brasileiros, com idade similar e educacionais níveis.

Keywords : Memória; Percepção auditiva; Aprendizagem; Testes neuropsicológicos; Adulto.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English