SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 suppl.1Somatization in Latin America: a review of the classification of somatoform disorders, functional syndromes and medically unexplained symptomsGender-related issues in the diagnosis and classification of alcohol use disorders among Mexican patients seeking specialized services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

PALAVRAS, Marly Amorim; KAIO, Glauber Higa; MARI, Jair de Jesus  and  CLAUDINO, Angélica Medeiros. Uma revisão dos estudos latino-americanos sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, suppl.1, pp. s81-s94. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011000500007.

OBJETIVO: Revisar o estado de arte da literatura latino-americana sobre o transtorno da compulsão alimentar periódica. MÉTODO: Foi feita uma busca sobre estudos realizados em países latino-americanos usando-se o termo "binge eating", nas seguintes bases eletrônicas: PubMed, LILACS, SciELO e PsycINFO. O critério de inclusão foi selecionar estudos desenvolvidos com amostras latino-americanas que preencheram critérios parciais ou completos do transtorno da compulsão alimentar periódica pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-4ª Edição. RESULTADOS: Foram rastreados 8.123 artigos e 30 preencheram o critério de inclusão (18 estudos de corte transversal, cinco ensaios clínicos, quatro relatos de casos, dois estudos de validade, um estudo de coorte). A maioria dos estudos foi conduzida no Brasil (27), um na Argentina, um na Colômbia e um na Venezuela. A prevalência de transtorno da compulsão alimentar periódica em obesos em programas para perda de peso esteve entre 16% e 51,6%. A comparação entre obesos com e sem transtorno da compulsão alimentar periódica mostrou uma maior tendência para peso mais alto, oscilação ponderal, preocupação com peso e forma corporal e associação com comorbidades psiquiátricas naqueles com transtorno da compulsão alimentar periódica. CONCLUSÃO: O transtorno da compulsão alimentar periódica mostra-se um fenômeno verificável na América Latina com características clínicas semelhantes às encontradas na literatura internacional. Esta revisão fornece subsídios para que o transtorno da compulsão alimentar periódica seja considerado uma categoria distinta de transtorno alimentar na Classificação Internacional de Doenças-11ª Edição.

Keywords : Transtorno da compulsão alimentar; Classificação Internacional de Doenças; Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais; Diagnóstico; Classificação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese