SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Public stigma and schizophrenia in São Paulo cityThe effectiveness of cognitive behavioral group therapy in treating bipolar disorder: a randomized controlled study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versión impresa ISSN 1516-4446

Resumen

SOUZA, Fernanda P. et al. Propriedades psicométricas da versão em português do Brasil da Obsessive-Compulsive Inventory: Revised (OCI-R). Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, n.2, pp. 137-142.  Epub 11-Mar-2011. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011000200008.

OBJETIVO: O presente estudo foi delineado para avaliar as propriedades psicométricas da versão em português do Brasil do Obsessive-Compulsive Inventory - Revised. MÉTODO: O Obsessive-Compulsive Inventory - Revised foi aplicado em um total de 260 indivíduos: em uma amostra clínica de 130 pacientes (64 pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo, 33 pacientes com fobia social e 33 pacientes com transtorno do pânico) mais uma amostra não clínica de 130 sujeitos. RESULTADOS: Os resultados indicam que o Obsessive-Compulsive Inventory - Revised é uma medida válida para identificar e avaliar a severidade dos seis subtipos de sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo. A estrutura fatorial do instrumento foi replicada em uma análise fatorial exploratória. A confiabilidade teste-reteste foi examinada usando os dados de 64 pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo que completaram o inventário em dois momentos diferentes. Em cada amostra, os escores total e das subescalas mostraram consistência interna de boa a moderada, boa validade concorrente e discriminante, e sensibilidade para as mudanças da terapia cognitivo-comportamental em grupo. CONCLUSÃO: Nossos achados indicam que a versão para o português do Brasil do Obsessive-Compulsive Inventory - Revised manteve as propriedades psicométricas da versão original e das versões em espanhol, alemão e islandês.

Palabras llave : Transtorno obsessivo-compulsivo; Avaliação; Sintomas; Transtornos de ansiedade; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés