SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Applicability of the Rey Auditory-Verbal Learning Test to an adult sample in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

SEGATTO, Maria Luiza et al. Intervenção motivacional breve e brochura educacional em pronto-socorro para adolescentes e adultos jovens com problemas relacionados ao álcool: um ensaio clínico simples cego randomizado. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 225-233.  Epub Mar 11, 2011. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011000300004.

OBJETIVO: Avaliar a efetividade da entrevista motivacional breve e de uma brochura educativa quando aplicadas em prontos-socorros para reduzir o abuso e problemas relacionados ao álcool entre os jovens. MÉTODO: Um ensaio clínico randomizado simples-cego com três meses de seguimento foi realizado em três prontos-socorros de outubro de 2004 a novembro de 2005, com indivíduos de 16-25 anos tratados por eventos relacionados ao álcool com até 6 horas após o consumo. Dados sociodemográficos, quantidade, frequência e consequências negativas, motivação para mudanças de hábitos e percepção para riscos do consumo de álcool foram avaliados. A análise estatística foi realizada em indivíduos que completaram o seguimento (completados). Modelo de ANCOVA foi utilizado para analisar a diferença entre os grupos de intervenção, com nível de significância estatística α = 5% e intervalo de confiança (IC) 95%. RESULTADOS: 186 indivíduos formaram a amostra inicial, sendo n =175 incluídos e randomizados para brochura educativa (n = 88) ou grupo entrevista motivacional breve (n = 87). O seguimento de avaliação foi realizado em 85,2% da amostra. Não foi observada diferença significativa entre os grupos. No entanto, uma redução significativa (p < 0,01) em problemas relacionados eo abuso de álcool foram encontrados em ambos os grupos. CONCLUSÃO: Nesta amostra, a redução do abuso de álcool e problemas relacionados foi observada. Dados preliminares indicam que os ensaios clínicos controlados com entrevista motivacional breve, brochura educativa e não-intervenção deveriam ser de futuro interesse entre a população adolescente brasileira.

Keywords : Transtornos relacionados ao uso de álcool; Intervenção na crise; Serviços médicos de emegência; Ensaio clínico; Adultos jovens.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English