SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Applicability of the Rey Auditory-Verbal Learning Test to an adult sample in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

SEGATTO, Maria Luiza et al. Intervenção motivacional breve e brochura educacional em pronto-socorro para adolescentes e adultos jovens com problemas relacionados ao álcool: um ensaio clínico simples cego randomizado. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, n.3, pp.225-233.  Epub Mar 11, 2011. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011000300004.

OBJETIVO: Avaliar a efetividade da entrevista motivacional breve e de uma brochura educativa quando aplicadas em prontos-socorros para reduzir o abuso e problemas relacionados ao álcool entre os jovens. MÉTODO: Um ensaio clínico randomizado simples-cego com três meses de seguimento foi realizado em três prontos-socorros de outubro de 2004 a novembro de 2005, com indivíduos de 16-25 anos tratados por eventos relacionados ao álcool com até 6 horas após o consumo. Dados sociodemográficos, quantidade, frequência e consequências negativas, motivação para mudanças de hábitos e percepção para riscos do consumo de álcool foram avaliados. A análise estatística foi realizada em indivíduos que completaram o seguimento (completados). Modelo de ANCOVA foi utilizado para analisar a diferença entre os grupos de intervenção, com nível de significância estatística α = 5% e intervalo de confiança (IC) 95%. RESULTADOS: 186 indivíduos formaram a amostra inicial, sendo n =175 incluídos e randomizados para brochura educativa (n = 88) ou grupo entrevista motivacional breve (n = 87). O seguimento de avaliação foi realizado em 85,2% da amostra. Não foi observada diferença significativa entre os grupos. No entanto, uma redução significativa (p < 0,01) em problemas relacionados eo abuso de álcool foram encontrados em ambos os grupos. CONCLUSÃO: Nesta amostra, a redução do abuso de álcool e problemas relacionados foi observada. Dados preliminares indicam que os ensaios clínicos controlados com entrevista motivacional breve, brochura educativa e não-intervenção deveriam ser de futuro interesse entre a população adolescente brasileira.

Keywords : Transtornos relacionados ao uso de álcool; Intervenção na crise; Serviços médicos de emegência; Ensaio clínico; Adultos jovens.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License