SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Applicability of the Rey Auditory-Verbal Learning Test to an adult sample in BrazilQuality of life, diagnosis, and treatment of patients with major depression: a prospective cohort study in primary care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

MARQUES, Luana et al. O efeito do gênero sobre a relação entre suporte social apreendido e gravidade dos sintomas do transtorno dismórfico corporal. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 238-244.  Epub Apr 15, 2011. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011000300006.

OBJETIVO: Não há informação sobre o impacto do suporte social apreendido sobre a gravidade dos sintomas do transtorno dismórfico corporal. A fim de investigar essa relação, este estudo visa avaliar a associação entre três domínios do suporte social apreendido (familiares, amigos, e relacionamentos amorosos significativos) e a gravidade dos sintomas do transtorno dismórfico corporal. MÉTODO: Os participantes (N = 400) com sintomas compatíveis com o diagnóstico de transtorno dismórfico corporal preencheram questionários sobre seus sintomas e suporte social via internet. RESULTADOS: Foi encontrada correlação inversa estatisticamente significativa entre a apreensão do suporte social por parte de amigos e relacionamentos amorosos e a gravidade dos sintomas de transtorno dismórfico corporal em homens. Do mesmo modo, foi encontrada correlação inversa e estatisticamente significativa entre a apreensão do suporte social por parte de familiares e amigos e gravidade dos sintomas de transtorno dismórfico corporal em mulheres. Além disso, gênero foi um moderador da associação entre apreensão do suporte social por parte de relacionamentos amorosos e gravidade dos sintomas de transtorno dismórfico corporal. A apreensão de suporte social por parte de relacionamentos amorosos mostrou-se inversamente associada à gravidade dos sintomas de transtorno dismórfico corporal em homens, mas não em mulheres. CONCLUSÃO: Este estudo demonstra a importância da avaliação do suporte social apreendido em estudos futuros envolvendo pacientes com transtorno dismórfico corporal.

Keywords : Transtornos dismórficos corporais; Sinais e sintomas; Gênero; Suporte social.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English