SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue3Quality of life, diagnosis, and treatment of patients with major depression: a prospective cohort study in primary careFacial emotion recognition deficits in relatives of children with autism are not associated with 5HTTLPR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

MAIA, Berta R. et al. Dependência do estado afetivo e estabilidade relativa do traço do perfeccionismo nas perturbações de sono. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2011, vol.33, n.3, pp. 252-260.  Epub Apr 15, 2011. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462011000300008.

OBJETIVOS: Avaliar o grau de mudança absoluta, de estabilidade relativa e dependência do estado do perfeccionismo nas perturbações de sono numa amostra de estudantes universitários. MÉTODO: Os sujeitos completaram a Escala Multidimensional do Perfeccionismo e dois itens sobre dificuldades em dormir. Os dados foram recolhidos em três momentos de avaliação, separados por um intervalo de um ano acadêmico. A idade média dos sujeitos noT0 era de 19,59 anos (DP = 1,61, variação = 17-25); 62,5% eram mulheres. RESULTADOS: Foram encontradas ao longo do follow-up mudanças absolutas para o Perfeccionismo Autoorientado e para o Perfeccionismo Socialmente Prescrito. Foi encontrada estabilidade relativa para todas as dimensões do perfeccionismo. As dificuldades de sono prévias e concorrentes explicaram significativamente a variância do perfeccionismo. Controlando o efeito das dificuldades em dormir, o Perfeccionismo Autoorientado e o POO prévios foram os únicos preditores significativos de Perfeccionismo Autoorientado e POO subsequente (T1 e T2). As dificuldades em iniciar o sono no T1 e o Perfeccionismo Socialmente Prescrito prévio (T0) revelaram-se preditores significativos dePerfeccionismoSocialmente PrescritonoT1. CONCLUSÃO: Apesar das mudanças significativas nas pontuações médias de perfeccionismo ao longo do follow-up, as análises de correlação demonstraram que os participantes permaneceramrelativamenteestáveisnosseusníveisdeperfeccionismo.Umavezque asdificuldades em iniciar o sono concorrentes serevelaram um preditor significativo de Perfeccionismo Socialmente Prescrito, o Perfeccionismo Socialmente Prescrito é a dimensão do perfeccionismo que possui características traço-estado.

Keywords : Avaliação; Sintomas afetivos; Estudante; Análise de variância; Transtornos do sono.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English