SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Low family support perception: a 'social marker' of substance dependence?Prevalence and clinical impact of eating disorders in bipolar patients índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versión impresa ISSN 1516-4446

Resumen

PORTUGAL, Liana Catarina L et al. A imobilidade tônica peritraumática está associada aos sintomas do transtorno de estresse pós-traumático em estudantes brasileiros de graduação. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 60-65. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462012000100011.

OBJETIVO: A imobilidade tônica é uma resposta defensiva que ocorre sob ameaça extrema à vida. Pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) que relatam imobilidade tônica peritraumática são os que apresentam os sintomas mais graves e a pior resposta ao tratamento. Este estudo investigou o valor preditivo da imobilidade tônica para os sintomas de TEPT em uma amostra não clínica. MÉTODOS: Os participantes da pesquisa foram 198 estudantes universitários expostos a traumas diversos. A versão brasileira do Post-Traumatic Stress Disorder Checklist Civilian Version (PCL-C) e questões referentes à imobilidade tônica foram empregadas. Modelos de regressão linear foram utilizados para investigar a associação dos sintomas de estresse pós-traumático com a imobilidade tônica peritraumática. Foram consideradas como variáveis de confusão a dissociação peritraumática, as reações físicas de pânico peritraumática, o traço de afeto negativo, o gênero, o tipo de trauma e o tempo de trauma. RESULTADOS: Encontrou-se uma associação significativa entre a imobilidade tônica peritraumática e os sintomas de TEPT em uma amostra não clínica exposta a traumas diversos mesmo quando controlada por variáveis de confusão (β = 1,99; p = 0,017). CONCLUSÕES: Esta reação defensiva que ocorre sob intensa ameaça, apesar de adaptativa para a defesa, pode ter consequências patológicas como sugere sua associação aos sintomas de TEPT.

Palabras llave : Transtorno de estresse pós-traumático; Testes psicométricos; Saúde mental da comunidade (Saúde pública); Outras áreas de pesquisa (Imobilidade tônica); Outros grupos de pacientes [questões (Amostra não clínica)].

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés