SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Prevalence and clinical impact of eating disorders in bipolar patientsDevelopment and validation of the Intrinsic Religiousness Inventory (IRI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versión impresa ISSN 1516-4446

Resumen

GRASSI-OLIVEIRA, Rodrigo et al. Níveis periféricos de quimiocina em mulheres com depressão maior com ideação suicida. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 71-75. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462012000100013.

OBJETIVO: Comparar os níveis séricos de MCP-1/CCL2, RANTES/CCL5 e Eotaxin/CCL11 entre pacientes do sexo feminino com transtorno depressivo maior (TDM) recorrente e controles saudáveis, verificando se há diferença nos níveis desses mediadores entre os indivíduos com ou sem ideação suicida. MÉTODOS: Trinta pacientes do sexo feminino com TDM recorrente foram divididas em dois grupos de acordo com a presença ou ausência de ideação suicida. Esses grupos foram comparados com 16 controles saudáveis. Os níveis séricos de MCP-1/CCL2, RANTES/CCL5 e Eotaxin/CCL11 foram determinados. A gravidade da depressão foi avaliada usando o Beck Depression Inventory (BDI) e a ideação suicida foi avaliada usando o SCID-I e o BDI. RESULTADOS: As pacientes com TDM recorrente e os controles saudáveis não diferiram em idade, status socioeconômico e educação. Todas as pacientes relataram altas pontuações no BDI (média, SD, n; 29,75, 10,55, 28). A análise de covariância multivariada ajustada para idade e de IMC mostrou que as pacientes com TDM e ideação suicida apresentaram níveis mais baixos de MCP-1/CCL2 e RANTES/CCL5 (p < 0,001) e níveis mais elevados de Eotaxin/CCL11 (p = 0,04) em comparação com os controles saudáveis. Essas diferenças permaneceram significantes após o ajuste para gravidade da depressão. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo indicaram que a presença de TDM recorrente com ideação suicida está associada a diferenças nas quimiocinas inflamatórias na comparação com os indivíduos sem ideação suicida.

Palabras llave : Suicídio; Ideação suicida; Quimiocinas; Citocinas; Transtorno Depressivo Maior; Transtornos do Humor; Inflamação; Imunidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés