SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The compliance to prescribed drug treatment and referral in a psychiatric emergency service: a follow-up studyDepressive symptoms in HIV-infected patients treated with highly active antiretroviral therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Abstract

PASSOS, Roberta Benitez Freitas et al. Análise fatorial exploratória da versão brasileira da Post-Traumatic Stress Disorder Checklist: versão civil (PCL-C). Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 155-161. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462012000200007.

OBJETIVO: Avaliar a estrutura de fatores da versão brasileira em português da Post-Traumatic Stress Disorder Checklist - versão civil (PCL-C) - para complementar seu processo de validação no Brasil. MÉTODO: Uma análise fatorial exploratória com rotação promax foi realizada em 175 funcionários de ambulâncias do Grupo de Socorro de Emergência (GSE) dos bombeiros da cidade do Rio de Janeiro e em 343 soldados da polícia militar (PM) (150 dos quais de uma unidade de elite do estado de Goiás). RESULTADOS: Os resultados revelaram uma solução com dois fatores: revivência/evitação e embotamento/hiperativação. Todas as variáveis apresentaram uma carga elevada em pelo menos um fator, exceto pela variável 16. Esse item pode ter tido um desempenho fraco pela análise ter sido baseada em uma amostra de policiais, cuja atividade profissional exige a hipervigilância como uma de suas características básicas. Os valores de consistência interna foram aceitáveis. CONCLUSÕES: A evitação e o embotamento parecem ser dimensões independentes, diferentemente do que era esperado de acordo com a DSM-IV. Portanto, novos ensaios clínicos devem ser realizados em outras populações, com vítimas de diferentes tipos de trauma e incluindo mulheres, para se comprovar esses achados.

Keywords : análise fatorial; estatística; estudos de validação; transtornos de estresse; pós-traumático; estresse.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English