SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Sintomas depressivos em pacientes infectados pelo HIV tratados por terapia antiretroviral altamente ativaFatores relacionados à carreira criminal em mulheres condenadas por roubo no estado de São Paulo, Brasil, e uma situação presumível de "porta giratória" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

ZUGNO, Alexandra I. et al. Metabolismo calórico, leptina e parâmetros bioquímicos se alteram em ratos submetidos à administração crônica de olanzapina. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, n.2, pp. 168-175. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462012000200009.

OBJETIVOS: A olanzapina, uma droga antipsicótica atípica com afinidade por locais de ligação de dopamina, serotonina e histamina, parece se associar a um ganho de peso e a alterações metabólicas consideráveis. O objetivo desse estudo foi avaliar o ganho de peso e as alterações metabólicas em ratos tratados com olanzapina numa dieta hipercalórica. MÉTODOS: Usamos 40 ratos divididos em 4 grupos: Grupo 1, condições padrão de alimento e água (controle); Grupo 2, dieta padrão mais olanzapina; Grupo 3, dieta hipercalórica; e Grupo 4, olanzapina mais dieta hipercalórica. Olanzapina foi administrada por gavagem a uma dose de 3 mg/kg por 9 semanas. RESULTADOS: Não houve alterações significativas nos níveis de colesterol em qualquer um dos grupos. Os níveis de glicose aumentaram no Grupo 3 por volta da quarta semana. Os níveis de triglicerídeos estavam alterados no Grupo 2 ao final do experimento. Os níveis de leptina diminuíram nos Grupos 2 e 4. A atividade do complexo II nos músculos e no fígado se alterou no Grupo 2 (músculos) e nos Grupos 2, 3 e 4 (fígado). A atividade do complexo IV se alterou apenas no fígado no Grupo 2, sem alterações significativas nos músculos. CONCLUSÃO: Esses resultados sugerem que olanzapina se correlaciona ao ganho de peso e aos riscos associados à obesidade.

Palavras-chave : esquizofrenia; olanzapina; dieta da lanchonete; metabolismo calórico; leptina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês