Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Brazilian Journal of Psychiatry
versão impressa ISSN 1516-4446
Resumo
KETZER, Carla Ruffoni et al. Existe alguma associação entre complicações perinatais e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - subtipo desatento em crianças e adolescentes?. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, n.3, pp.321-328. ISSN 1516-4446. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbp.2012.01.001.
OBJETIVO: O objetivo desse estudo é investigar a associação entre complicações perinatais (complicações ocorridas nos períodos pré, peri e pós-natal imediato -CPPs) e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) do subtipo desatento (TDAH-D). MÉTODO: Em um estudo de casos e controles, foram avaliadas 124 crianças e adolescentes (6-17 anos) com TDAH-D e 124 controles sem a doença, provenientes tanto de uma amostra populacional (n = 200), quanto de uma amostra clínica (n = 48). Casos e controles, pareados por gênero e idade, foram sistematicamente avaliados através de entrevistas diagnósticas estruturadas. Informações sobre as complicações ocorridas durante os períodos pré, peri e pós-natal imediato (CPPs), assim como sobre potencias confundidores, foram obtidas através de entrevistas realizadas diretamente com as mães biológicas. RESULTADOS:A análise de regressão logística condicional mostrou que para as crianças e adolescentes cujas mães apresentaram maior número de CPPs, o risco de TDAH-D foi significativamente mais elevado (p = 0.005; OR = 1.25; IC 95%: 1.1-1.5). CONCLUSÕES: Em um estudo de caso-controle, foi possível expandir, para o TDAH predominantemente desatento, os achados prévios que sugeriam a associação entre complicações perinatais e TDAH sem um subtipo específico. Em virtude da possibilidade de prevenção de algumas dessas complicações, nossos resultados podem exercer impacto sobre políticas públicas de saúde.
Palavras-chave : Transtorno de déficit de atenção [hiperatividade predominantemente desatento]; Complicações no período pré-natal, perinatal e pós-natal imediato; Fatores ambientais.