SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 suppl.1Transtorno do pânico e sistema respiratório: subtipo clínico e testes de provocaçãoEventos negativos na infância e ansiedade social em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Psiquiatria

versão impressa ISSN 1516-4446

Resumo

SANCHES, Simone H. Bianchi et al. Associação entre ansiedade e hipermobilidade articular: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2012, vol.34, suppl.1, pp.53-60. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462012000500005.

INTRODUÇÃO: Os transtornos de ansiedade estão frequentemente associados a vários quadros clínicos não psiquiátricos. Dentre os quadros clínicos associados à ansiedade destaca-se a hipermobilidade articular (HA). Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da associação entre os transtornos de ansiedade e a HA. MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados MEDLINE, PsychINFO, LILACS e SciELO em busca de artigos publicados até dezembro de 2011. Usamos as palavras-chave anxiety , joint e hypermobility e os operadores boolianos. A revisão incluiu artigos que descrevem estudos empíricos sobre a associação entre ansiedade e HA. As listas de referências dos artigos selecionados foram sistematicamente pesquisadas à mão em busca de publicações relevantes para a revisão. RESULTADOS: Dezessete artigos foram incluídos na análise e classificados para uma melhor extração dos dados. Encontramos heterogeneidade entre os estudos relacionada à metodologia utilizada. A maioria dos estudos encontrou associação entre as características de ansiedade e HA. Transtorno do pânico com agorafobia foi o transtorno de ansiedade associado à HA em vários estudos. A explicação etiológica da relação entre ansiedade e HA permanece controversa. CONCLUSÃO: Estudos futuros com amostras maiores de indivíduos da comunidade e de cenários clínicos e estudos longitudinais da associação entre ansiedade e HA e dos mecanismos biológicos subjacentes envolvidos nessa associação são bem-vindos.

Palavras-chave : ansiedade; hipermobilidade; transtorno do pânico [agorafobia]; transtornos de ansiedade; metodologia; síndrome de hipermobilidade articular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons