SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Fontes de Sódio e Relação Sódio: Cloro para Frangos de CorteDeterminação do Valor Nutricional das Sojas Integrais Processadas para Aves índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Poultry Science

versão impressa ISSN 1516-635Xversão On-line ISSN 1806-9061

Resumo

CAFE, M B et al. Composição e Digestibilidade dos Aminoácidos das Sojas Integrais Processadas para Aves. Rev. Bras. Cienc. Avic. [online]. 2000, vol.2, n.1, pp.59-66. ISSN 1516-635X.  https://doi.org/10.1590/S1516-635X2000000100009.

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de determinar a composição em aminoácidos e os coeficientes de digestibilidade dos aminoácidos da soja integral extrusada, tostada e do farelo de soja reconstituído de óleo. Foi utilizada a metodologia da alimentação forçada (Sibbad, 1976) com galos adultos. Para o cálculo dos coeficientes de digestibilidade dos aminoácidos das sojas testadas, foram consideradas as perdas endógenas e metabólicas obtidas de galos em jejum. Os dados médios de digestibilidade verdadeira de todos os aminoácidos testados foram de 91,1% para a soja extrusada, 78,6% para a soja tostada e 90,5% para o farelo de soja. Os resultados obtidos permitem concluir que a digestibilidade dos aminoácidos da soja integral tostada foi inferior a da soja extrusada e farelo de soja + óleo, que por sua vez foram semelhantes entre si. Portanto, pode-se afirmar que os diferentes tipos de processamentos da soja integral conferem a esse alimento características nutricionais distintas para aves.

Palavras-chave : composição em aminoácidos; digestibilidade de aminoácidos; soja integral extrusada; soja integral tostada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons