SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2"Cuestiones que plantean las concepciones posmodernas en la enseñanza de las ciencias: visiones de científicos destacado de la historia" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

PEREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2001, vol.7, n.2, pp. 125-153. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001.

O presente artigo pretende evidenciar a importância de (re)conhecer as visões deformadas dos professores sobre o trabalho científico, para a partir daí poderem consciencializar e modificar as suas próprias concepções epistemológicas acerca da natureza da ciência e da construção do conhecimento científico. Afirma-se que o trabalho colaborativo de grupos de docentes, quando da realização de workshops, é bem mais produtivo e positivo do que o trabalho individual na detecção de tais visões. Enumeram-se sete visões deformadas; aliás, abundantemente referidas na literatura, aqui intencionalmente extensa. Caracterizam-se tais visões deformadas e desenvolvem-se sobre elas considerações que ajudam à reflexão. Por outro lado, referem-se as características do trabalho científico e tecem-se orientações epistemologicamente mais adequadas, por sua vez capazes de ajudar a (re)pensar e a qualificar o trabalho científico. Sugerem-se implicações para o ensino das ciências e, num contexto mais vasto, para a Nova Didática das Ciências.

Keywords : Epistemologia; Trabalho Científico; Visões Deformadas; Ensino das Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese