SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Buscando um sistema de avaliação contínua: ensino de eletrodinâmica no nível médioAlgunas consideraciones históricas, epistemológicas y didácticas para el abordaje de la teoría de la relatividad especial en el nivel medio y polimodal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

RODRIGUES, Maria Inês Ribas  e  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2002, vol.8, n.1, pp. 39-53. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100004.

O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.

Palavras-chave : Professor-pesquisador; reflexão; melhoria no ensino de Física; trabalho colaborativo; avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português