SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Algunas consideraciones históricas, epistemológicas y didácticas para el abordaje de la teoría de la relatividad especial en el nivel medio y polimodalFormação dos educadores ambientais e paradigmas em transição author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

MEDEIROS, Mara Glacenir Lemes de. Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes das relações naturais e sociais. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2002, vol.8, n.1, pp. 71-82. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100006.

A prática da educação ambiental, embora tenha se empenhado na “preservação da Natureza”, parece ter dispensado os conhecimentos das diferentes ciências para a compreensão do conceito de Natureza que permeia nosso viver. Neste artigo, apresentamos um mosaico de idéias acerca do conceito de Natureza, composto sob vários pontos de interpretação, delineando parte da história de construção e reconstrução de um conceito que já foi diferente da atual concepção, que é hegemônica do pensamento do mundo ocidental.

Keywords : Conceito de Natureza; educação ambiental; conhecimento biológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese