Acessibilidade / Reportar erro

A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúde

É apresentado um resumo do pensamento epistemológico de Ludwik Fleck (1896-1961) com especial ênfase aos conceitos de estilo de pensamento e coletivo de pensamento, com vistas à sua utilização como referencial para a construção teórica em pesquisa no ensino das ciências e tecnologia, com especial atenção para a área de saúde. São analisados alguns trabalhos e a metodologia neles empregada de acordo com as categorias epistemológicas utilizadas por Fleck, seguidos dos principais resultados encontrados e conclusões.

Fleck; estilo de pensamento; ensino de ciência e tecnologia; saúde


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br