Acessibilidade / Reportar erro

Quando o sujeito se torna pessoa: uma articulação possível entre Poesia e ensino de Física

When the individual becomes person: an articulation between Poetry and Physics

Neste artigo apresentamos uma leitura do texto "Mensagem", de Fernando Pessoa, cuja interpretação usamos como apoio para discutir alguns tópicos que ocupam largamente a lista de preocupações e de estudos dos pesquisadores da área de Ensino de Física. Em nossa leitura, cada condição apresentada pelo poeta - a simpatia, a intuição, a inteligência, a compreensão, a graça - para que o intérprete seja capaz de entender os símbolos e seus rituais de forma viva, foi relacionada com um tema específico vinculado às nossas preocupações com o que ocorre em uma aula de Física.

ensino de Física; símbolos; ritual simbólico; quase-sinônimo; Poesia e Física


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br