SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3History and philosophy of science in science curricula: a proposal for its incorporation in science classesHistoricidade e interdiscurso: pensando a educação em ciências na escola básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência & Educação (Bauru)

versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

DUARTE, Maria da Conceição. A história da ciência na prática de professores portugueses: implicações para a formação de professores de ciências. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2004, vol.10, n.3, pp. 317-331. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300002.

O reconhecimento das limitações da educação científica tradicional para atuar numa sociedade que se reclama, cada vez mais, como "sociedade da informação e do conhecimento" conduziu à retomada da discussão sobre a necessidade de inovar e produzir novos currículos e novas formas de ensinar ciências. Esta idéia vai atravessar diferentes culturas e países, nomeadamente Portugal, conduzindo a importantes reformas ou reorganizações curriculares, onde a História da Ciência aparece como uma dimensão importante na promoção da cidadania e do conhecimento das ciências como cultura. Mas estarão os professores preparados para enfrentar esse novo desafio? Neste artigo procuraremos dar uma resposta a esta questão, com base tanto em resultados de estudos realizados em que se procurou investigar as práticas de professores portugueses e suas percepções relativamente à sua formação e à importância conferida à História da Ciência, quanto na análise dos currículos de formação de professores de ciências. Com base nesses resultados serão retiradas algumas implicações para a formação de professores.

Palavras-chave : História da Ciência; formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português