SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Writing in Science class: elementary School writers índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Educação (Bauru)

versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de  y  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2005, vol.11, n.3, pp. 347-366. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.

Neste artigo, apresentamos uma análise dos registros escritos dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências, em que a professora utilizou as atividades de conhecimento físico, criadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os registros analisados foram coletados na Escola de Aplicação da Feusp, no ano de 2001, durante o acompanhamento de três aulas de Ciências: o problema do submarino, o problema do barquinho e o problema da pressão. O artigo procura mostrar um panorama de como aparecem os registros realizados pelos alunos, após uma aula de Ciências em que eles são levados a resolver situações problemáticas por meio da experimentação, argumentar e escrever sobre os fenômenos físicos. Durante a análise, levou-se em consideração os tipos de textos que os alunos escrevem, o uso da primeira pessoa, o uso de verbos de ação, o respeito à ordem cronológica dos eventos e quais os tipos de explicações os alunos atribuem aos fenômenos trabalhados.

Palabras llave : conhecimento físico; Física no Ensino Fundamental; atividades de escrita em aulas de Ciências; discussão em aulas de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués