SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Cultures of Natural SciencesModelling Mathematics activities: what sense do students atribute to them? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Educação (Bauru)

On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PASSOS, Marinez Meneghello; MARTINS, João Batista  and  ARRUDA, Sergio de Mello. Ser professor de Matemática: escolhas, caminhos, desejos.... Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2005, vol.11, n.3, pp. 471-482. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300010.

Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que levaram os jovens a escolherem a profissão de professor e mais especificamente a optar pela carreira de professor de Matemática. Participaram desta pesquisa os acadêmicos que cursavam o primeiro ano de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Londrina, cujos depoimentos foram colhidos por meio da observação participante, compondo, ao final, o que poderíamos chamar de fragmentos de história de vida, sobre os quais lançamos diversos olhares, alicerçados em conceitos pertinentes à multirreferencialidade. A complexidade evidenciada pelo fenômeno em pesquisa levou essa investigação qualitativa a lançar mão de aportes teóricos com pontes em diversas áreas do conhecimento, com a intenção de realizar um movimento de não recortar a situação em estudo, mas ampliar o nosso olhar com relação ao objeto, em um trabalho que se pode chamar de bricolagem.

Keywords : formação de professores; Educação Matemática; multirreferencialidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese