SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Distance problem-posing education to insert contemporary themes for teacher training: an introduction to Chaos TheoryResultados del examen de ubicación de matemáticas (Exumat 2.0) en la Facultad de Ingeniería Ensenada de la UABC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CATTAI, Maria Dirlene da Silva  y  PENTEADO, Miriam Godoy. A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.105-120. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006.

O objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.

Palabras clave : Trabalho com projetos; Formação de professores de matemática; Trabalho docente; Educação matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons