SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Varenius and the mathematical knowledge in the seventeenth centuryAttribution of biological meanings to variables of logistic equation: applying Calculus to Biology índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BRANDO, Fernanda da Rocha  y  CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Investigação sobre a identidade profissional em alunos de Licenciatura em Ciências Bioló gicas. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.155-173. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100010.

A presente pesquisa apresenta as perspectivas de atuação profissional de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do estado de São Paulo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamos as expectativas desses alunos em relação ao curso que frequentam e qual identidade construíram como parte do imaginário que compõe o ethos. Verificamos que o curso de licenciatura pesquisado pouco contribui para a construção de uma identificação dos alunos com a profissão de professor de Biologia e/ou Ciências e, apesar de constituir-se em um curso de formação para tal, acentua a construção da imagem do cientista- pesquisador nas áreas básicas da Biologia.

Palabras clave : Formação inicial de professores de Biologia; Identidade profissional; Semiótica peirceana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons