SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Analysis of the appropriation of the concept of volume by Activity TheoryA study of possible correlations between teachers' representations and Science and Mathematics teaching to the deaf author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

ROGER, Miarka  and  BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2010, vol.16, n.3, pp. 557-565. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004.

Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica.

Keywords : Fenomenologia; Concepções; Conhecimento; Formação de professores; Prática docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese