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Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

PIASSI, Luís Paulo. Educação científica no ensino fundamental: os limites dos conceitos de cidadania e inclusão veiculados nos PCN. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp.789-805. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400002.

O objetivo deste trabalho, partindo das considerações sobre cidadania e inclusão apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de ciências, é trazer uma reflexão de tais conceitos em função de referenciais teóricos das pedagogias críticas e de estudos acadêmicos no ambiente escolar. O que se pretende mostrar são os limites relativamente estreitos das concepções apresentadas nesses documentos curriculares, concepções, muitas vezes, aceitas como guia para a transformação do ensino de ciências na direção dos interesses socioculturais dos estudantes. Partindo disso, e considerando estudos acadêmicos realizados em ambiente escolar, procuramos mostrar que a universidade pode ter um papel mais relevante na proposição de mudanças curriculares mais efetivas no sentido de atender às demandas sociais.

Palabras clave : Cidadania; inclusão; parâmetros curriculares nacionais; ensino de ciências; ensino fundamental.

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