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Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ARAUJO, Renato Santos  y  VIANNA, Deise Miranda. A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp.807-822. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400003.

Este estudo parte das estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira sobre o Ensino Superior, para responder questões de estudo que envolvem: a dimensão da carência de professores no país, o crescimento da oferta de vagas nas licenciaturas presenciais, e a distância e as estimativas sobre o volume total de vagas necessárias para que o país possa formar licenciados em número suficiente para atender a Educação Básica. Metodologicamente, este trabalho se apresenta como um estudo documental alicerçado na análise sistematizada de documentos, estatísticas e artigos da literatura. Os dados estatísticos sobre vagas, candidatos, ingressos, matrículas e concluintes são então apresentados e discutidos quantitativamente, buscando-se elementos que fundamentem as considerações feitas para o fortalecimento das políticas públicas na área. As conclusões apontam que medidas complementares à ampliação de vagas nos cursos de licenciatura são necessárias para a solução da carência de professores no Brasil.

Palabras clave : Formação de professores; ensino superior; políticas educacionais; carência de professores; ensino de ciências e matemáticas.

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