SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Practical activities development: a challenge to science teachersThe history of the use of textbooks in the University: the case of the Institute of Chemistry of University of Sao Paulo (IQ-USP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JUNIOR, Orlando  y  DE CARO, Carmen Maria. Formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 855-871. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400006.

Este trabalho sistematiza reflexões que orientaram a produção de texto didático de ciências de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem conceitos científicos fundamentais. Apoiamo-nos em Vygotsky e Bakhtin para afirmarmos nossa convicção de que os sentidos das palavras não se resolvem em glossários, mas por meio de seu uso em contextos sociais específicos. Apresentamos exemplos, extraídos do texto didático, de estratégias elaboradas com o intuito de se estabelecerem pontes entre os sentidos pessoais, presentes no cotidiano dos estudantes, e os conceitos científicos, com significados mais estabilizados.

Palabras llave : Livro didático; formação de conceitos; socioconstrutivismo; linguagem e cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués