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Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SOUZA, Karina Aparecida de Freitas Dias de; MATE, Cecília Hanna  y  PORTO, Paulo Alves. História do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp.873-886. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400007.

Os livros didáticos, ao promoverem a circulação de ideias, valores e comportamentos desejados em determinados períodos, constituem importante ferramenta no levantamento da história de uma disciplina. Propõe-se investigar, nesse contexto, qual foi e qual é o papel dos livros didáticos na formação profissional em química, e que lugar eles vêm ocupando na dinâmica das salas de aula, tomando como locus de pesquisa uma importante universidade pública brasileira. Considerando-se fundamentos da história oral, foram entrevistados seis professores, cuja formação e atuação docente ocorreram em diferentes períodos da história da instituição. Os depoimentos sobre o papel do livro didático em suas vidas acadêmicas, como alunos e docentes, permitiram observar diferentes tendências desde o período em que o ensino de química permaneceu centrado na figura do professor até a recente opção pela adoção de um único livro didático como guia para o desenvolvimento de uma disciplina.

Palabras clave : Livros didáticos; universidade; história da educação química.

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