SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4The history of the use of textbooks in the University: the case of the Institute of Chemistry of University of Sao Paulo (IQ-USP)Un fenómeno, dos teorías: una elección para la resolución de problemas en Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

MACHADO, Juliana  y  CRUZ, Sonia Maria Silva Corrêa de Souza. Conhecimento, realidade e ensino de Física: modelização em uma inspiração bungeana. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 887-902. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400008.

Neste trabalho procurou-se aprofundar uma reflexão epistemológica sobre a dinâmica da construção de modelos na produção do conhecimento científico, a partir de uma perspectiva epistemológica realista crítica e, a partir desta reflexão, propor uma forma de entender a modelização no ensino de Física, baseada nesta concepção. Pela profundidade da análise dos modelos que desenvolveu e, também, pela compatibilidade de suas concepções com o contexto da presente pesquisa, utilizaremos a teorização proposta por Mario Bunge como referencial para desenvolver estas reflexões. Buscando transpor as considerações deste autor para o contexto do ensino e, também, articulando-as com outras discussões consistentes sobre a construção de modelos no ensino de Física, apresenta-se um entendimento sobre a modelização em sala de aula a partir de uma inspiração bungeana. A modelização, nesta perspectiva, tem um enfoque na exploração do aspecto processual da Ciência, em particular, da relação entre as teorias científicas e a realidade.

Palabras llave : Modelização; ensino de física; realismo crítico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués