SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Shared creation of a game: a tool for dialogue about sexuality developed with adolescentsStudy of the process of desertification in the Caatinga: a proposal for Environmental Education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

BEZERRA, Darci Ordonio dos Santos  y  OLIVEIRA, Haydee Torres de. Impactos socioambientais no Rio Paraguai, Cáceres, Mato Grosso, Brasil percepção dos pescadores da Colônia Z - 2. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp.957-973. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400012.

Este artigo trata da análise da percepção dos pescadores cadastrados na Colônia Z-2 sobre os impactos socioambientais associados à degradação do rio Paraguai, na zona urbana de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para o levantamento das percepções dos pescadores e a interpretação dessas respostas. Com base na interpretação da percepção ambiental dos entrevistados, observa-se que os impactos citados provocam: mudanças nas margens do rio, na biodiversidade e no estoque pesqueiro; o assoreamento do leito do rio provocado pelo desmatamento das margens para atividade agropecuária; erosão das margens causada pelo movimento de grandes embarcações de turismo e transporte de soja, e o descaso das autoridades. Conclui-se que os profissionais da pesca de Cáceres estão sensibilizados com as ações predatórias no rio Paraguai e apresentam potencial para lutar por uma melhor qualidade de vida quando sugerem um trabalho coletivo que una interesses e coparticipação.

Palabras clave : Percepção; degradação ambiental; Rio Paraguai.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons