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Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

ARAUJO, Cristina de Sousa Felizola  y  SOUSA, Antonio Nóbrega de. Estudo do processo de desertificação na Caatinga: uma proposta de educação ambiental. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp.975-986. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400013.

As restrições físicas e químicas dos solos do semiárido nordestino, bem como a exploração intensiva dos recursos naturais e o super pastoreio tornam a Caatinga vulnerável à desertificação e à ameaça de extinção de espécies nativas, a exemplo do mororó. A introdução da Educação Ambiental na escola é importante na medida em que o educador e a escola conhecem o aluno e sua comunidade; desenvolvem temas ambientais que possam criar uma interação entre o ensino e o cotidiano dos estudantes, adotam livro didático que apresente preocupações com questões ambientais, e, também, atraem professores de outras disciplinas para se engajarem em projetos interdisciplinares. O presente artigo teve o objetivo de investigar o desmatamento do vegetal mororó na localidade de Mororó do Hermínio, no Cariri paraibano, e propor temas ambientais que possam ser aplicados em aulas de Ciências e Química.

Palabras clave : Semiárido; educação ambiental; Caatinga.

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