SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Leitura de textos originais de cientistas por estudantes do Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

JORGE, Juliana; ESCOLANO, Ângela Coletto Morales  e  CASSIOLATO, Ana Maria Rodrigues. Aspectos didáticos, laicos e científicos de artigos de divulgação científica de duas revistas de conteúdo geral. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.4, pp. 1015-1025. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000400015.

Muitos professores buscam, em textos jornalísticos, revistas ou jornais, matérias com conteúdo científico para utilizarem como material de apoio em classe. Será que o conteúdo científico contido nesse material é, realmente, aproveitável? O discurso utilizado pelos jornalistas promove o conhecimento científico sobre os assuntos que discutem? Assim, este trabalho teve por objetivo analisar, quanto ao conteúdo científico, didático e acessível, matérias das revistas semanais de conteúdo geral mais lidas do país, Veja e Época, publicadas em 2008, com o tema Meio Ambiente. Os resultados permitiram concluir que os textos apresentados pela revista Veja promovem um discurso científico aproveitável do ponto de vista didático, podendo ser utilizados em sala de aula como material de apoio e complementar pelos professores.

Palavras-chave : Didaticidade; laicidade; cientificidade; análise de texto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português