SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Scientific method and practical education: the social representations of teachers of sciences of the fundamental teachingFrom psychoanalysis to science teaching: the "teacher's desire" and the "teacher as a place" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

HARRES, João Batista Siqueira et al. As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 55-68. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000100004.

Considerando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professo-res, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena.

Keywords : Formação de professores; Pesquisa; Conhecimento; Ensino de ciências; Ideias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese