SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Formação inicial de professores de física: a questão da inclusão de alunos com deficiências visuais no ensino regularA Intencionalidade para a aprendizagem significativa da biomecânica: reflexões sobre possíveis evidências em um contexto de formação inicial de professores de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

DORNELES, Pedro Fernando Teixeira; ARAUJO, Ives Solano  e  VEIT, Eliane Angela. Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 99-122. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000100007.

Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave : Atividades experimentais; Atividades computacionais; Eletromagnetismo; Ensino de física; Ensino Superior; Didática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português