SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

QUADROS, Ana Luiza de et al. A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química . Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.2, pp.309-321. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000200005.

Nos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo.

Palavras-chave : Pós-graduação; Ensino de química; Ensino Superior; Formação pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons