SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A prática pedagógica e a criação de um contexto favorável para a aprendizagem de ciências no Ensino FundamentalFormação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

BUENO, Giuliana Maria Gabancho Barrenechea; FARIAS, Sidilene Aquino de  e  FERREIRA, Luiz Henrique. Concepções de ensino de ciências no início do Século XX: o olhar do educador alemão Georg Kerschensteiner . Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.2, pp. 435-450. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200013.

Neste artigo, investigamos as concepções de ensino de ciências no limiar do século XX, mediante a visão de um teórico do movimento escolanovista na Europa, o alemão Kerschensteiner, que investigou e discutiu sobre a problemática do ensino a partir de sua prática pedagógica. Para tanto, buscou-se analisar as principais concepções acerca do ensino de ciências presentes na obra do referido autor, intitulada "Essência e valor do ensino scientifico-natural"*. Tomamos como contexto da análise o cenário sócio-econômico e político no qual o processo educativo estaria inserido no referido período, como forma de compreender a contribuição que o teórico trouxe para o entendimento da importância do ensino como um todo na formação do ser humano. A diversidade de idéias sobre educação defendidas pelo autor possibilitou importantes reflexões acerca da participação do aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciências.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Escola Nova; Georg Kerschensteiner.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português