SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3The Law of Universal Gravitation and the satellites: an historical-thematic approach using a multimediaApplication of a multimedia tool to identify Arthropods: evaluation of students in elementary school índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SANT'ANA, Claudinei de Camargo; AMARAL, Rúbia Barcelos  y  BORBA, Marcelo de Carvalho. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp.527-542. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003.

Este artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar "se e como" os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores "retraduziram" o curso para sua prática.

Palabras clave : Formação continuada de professores; Ensino a distância; Software educacional; Educação matemática; Tecnologia educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons