SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Possible encounters: experiences with theater games in science educationDiscursive interactions in science education: teacher's promotion of discussion and student's scientific literacy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

NASCIMENTO, Juciene Moura de  y  AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. O papel das interações sociais e de atividades propostas para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp.575-592. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300006.

Este trabalho teve como objetivo analisar o papel das interações sociais e de atividades didáticas propostas em aulas de Química. Apresenta discussões com base nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e Leontiev, suas implicações e abordagens nos diversos processos de construção de conceitos. O trabalho foi realizado em uma Escola Pública de Pernambuco, onde foram observados doze alunos, os quais participaram de diferentes tipos de atividade em sala de aula. Essas atividades, realizadas em pequenos grupos, sob a supervisão da professora, foram analisadas considerando-se como relevantes as oportunidades de interação e discussão que as mesmas possam ter possibilitado entre os alunos durante as aulas. Os resultados apontaram para a importância do planejamento de atividades que promovam um processo coletivo, cooperativo e interacionista de ensino e aprendizagem, reforçando o papel do outro na formação mais ampla dos alunos e contribuindo para uma melhor significação dos conceitos científicos.

Palabras clave : Interação social; Atividade didática; Ensino de Química.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons