SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Discursive interactions in science education: teacher's promotion of discussion and student's scientific literacySemiotics and students' cognitive actions in Mathematical Modelling activities: a look at inference índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

SA, Marilde Beatriz Zorzi; CEDRAN, Jaime da Costa  y  PIAI, Débora. Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp.613-621. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300008.

O presente trabalho apresenta a descrição e resultados de uma atividade trabalhada com alunos do Ensino Médio e cujo tema abordado foram "as drogas". A ideia era que, utilizando um tema de grande repercussão e interesse dos jovens, amplamente discutido e de vasta relevância social, poder-se-ia trabalhar de maneira interdisciplinar e de forma contextualizada, contribuindo para a construção de conhecimentos relacionados ao ensino de Ciências. Nessa perspectiva, foi proposta uma sequência de atividades interdisciplinares, como pesquisas, produção de painéis e elaboração de reportagem, dentro do referido tema, que revelaram a importância da integração dos saberes e a reflexão sobre o assunto trabalhado. Os resultados obtidos mostraram que o interesse e o envolvimento dos alunos foram grandes, o que possibilitou a aquisição de aprendizagens realmente significativas.

Palabras clave : Ensino Médio; Drogas; Interdisciplinaridade; Ensino de ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons