SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Teacher researchers and science education: research stage in early years' teacher educationMemories of old teachers: nature and the nature/society relationship índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Resumen

LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; TREVISOL, Maria Teresa Ceron  y  CORCETTI, Maria Lucinda. Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2012, vol.18, n.3, pp.703-720. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300014.

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos de um curso de licenciatura em matemática que participam de um programa de filantropia. O principal objetivo deste texto é investigar as possíveis contribuições que o envolvimento de futuros professores em ações pedagógicas não formais pode trazer para a sua formação. Pretende, ainda, verificar quais as percepções que os licenciandos, que participam desse programa, têm sobre a carreira docente, sua inserção no curso de licenciatura em matemática e no programa, e as relações dessa participação com possíveis aprendizagens da docência. De abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso, cujos dados foram obtidos a partir de um questionário composto por perguntas abertas. As referências diretas aos aspectos considerados positivos em relação a ações desenvolvidas no programa, quando de suas respostas ao questionário, trazem fortes indícios de que o envolvimento dos futuros professores nestas ações contribuiu para a sua formação docente.

Palabras clave : Formação de professores; Docência; Ensino de matemática; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons