SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Una aproximación a la concepción de ciencia en la contemporaneidad desde la perspectiva de la educación científicaPractical activities and the teaching and learning of science(s): myths, trends and distortions índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

GOES, Andréa Carla de Souza  y  OLIVEIRA, Bruno Vinicius Ximenes de. Projeto Genoma Humano: um retrato da construção do conhecimento científico sob a ótica da revista Ciência Hoje. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.561-577. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300004.

Em abril de 2003, o Projeto Genoma Humano (PGH), que havia sido iniciado em 1989, foi finalizado. Objetivamos, neste trabalho, relatar a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição da sequência de nucleotídeos do genoma humano sob a ótica da revista Ciência Hoje (CH), pioneira na popularização de ciência no Brasil. Analisamos a divulgação do PGH na revista CH de dezembro de 1984 a dezembro de 2010, intervalo que compreende: a motivação do sequenciamento do genoma humano, a fundação das instituições responsáveis pelo projeto e prosseguimento do PGH, a rivalidade com a empresa privada Celera Genomics, a publicação do primeiro rascunho, e consequências imediatas do projeto. Esperamos que a compreensão do pensamento reinante na época e dos estilos envolvidos nesse processo contribua para uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico relacionado ao PGH e para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.

Palabras clave : Projeto Genoma Humano; Sequenciamento de DNA; Revista Ciência Hoje; Ensino de genética; Divulgação científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )