SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3The Human Genome Project: a portrait of scientific knowledge construction by the Ciência Hoje magazineA cross analysis of three case studies with physics teachers: the influence of the nature of science conceptions in classroom practices índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.579-593. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300005.

Quando se fala em deficiências na educação científica, logo se remete à ausência de aulas experimentais na Educação Básica, de modo que as atividades práticas investigativas são vistas, na atualidade, como sinônimo de inovação no ensino. Nesse artigo, de cunho teórico, dialoga-se com os referenciais teóricos da educação em ciência, e discutem-se as tendências, mitos e concepções sobre a natureza da ciência presentes nas diversas modalidades de atividades práticas, assim como os tipos de interatividade que tais atividades propiciam. Nesse sentido, a autora parte de suas vivências como professora e pesquisadora da Educação Básica e como formadora de professores de ciências naturais.

Palabras clave : Ensino de ciências; Atividades práticas investigativas; Natureza da ciência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )