SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Projeto Genoma Humano: um retrato da construção do conhecimento científico sob a ótica da revista Ciência HojeUma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física: a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BASSOLI, Fernanda. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.579-593. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300005.

Quando se fala em deficiências na educação científica, logo se remete à ausência de aulas experimentais na Educação Básica, de modo que as atividades práticas investigativas são vistas, na atualidade, como sinônimo de inovação no ensino. Nesse artigo, de cunho teórico, dialoga-se com os referenciais teóricos da educação em ciência, e discutem-se as tendências, mitos e concepções sobre a natureza da ciência presentes nas diversas modalidades de atividades práticas, assim como os tipos de interatividade que tais atividades propiciam. Nesse sentido, a autora parte de suas vivências como professora e pesquisadora da Educação Básica e como formadora de professores de ciências naturais.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Atividades práticas investigativas; Natureza da ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )