A1 |
Resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas de Termodinâmica; preparação para prova. |
Resolução detalhada de exercícios de Termodinâmica (uso do livro de texto). |
Monitoramento da tarefa de resolução de exercícios de Eletrodinâmica, atendimento individual; preparação para prova. |
A2 |
Revisão teórica com demonstrações simples; preparação para prova. |
Resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas; preparação para a avaliação parcial (AP). |
Monitoramento da tarefa de resolução de exercícios; sugerida discussão em pequenos grupos. |
A3 |
Revisão teórica e debate de ideias com os alunos. |
Resolução de exercícios e aplicação da Avaliação Parcial (AP). |
Monitoramento da tarefa de resolução de exercícios; atendimento individual e em duplas. |
A4 |
Aplicação da prova bimestral. |
Resolução detalhada de exercícios, esclarecimento de dúvidas; preparação para prova. |
Apresentação de resumo; esclarecimento de dúvidas. |
A5 |
Correção da prova, identificação e discussão refletida de erros mais comuns; preparação da prova de recuperação. |
Aplicação da prova bimestral. |
Teórica: introdução à corrente elétrica, com levantamento de ideias prévias (sobre corrente) e negociação de significados. |
A6 |
Revisão teórica do conteúdo do bimestre. |
Aplicação da prova bimestral. |
Aula deveria ocorrer no 4º período; antecipação para o 3º por falta de professor nesse período; envio de exercícios aos alunos pelo docente de Física, que atendia outra turma. |
A7 |
Revisão teórica do conteúdo (continuação). |
Teórica: introdução ao comportamento dos gases. |
Teórica: circuitos elétricos, com demonstração de um circuito simples e colocação livre de ideias, pelos alunos, sobre seu funcionamento. |
A8 |
Aplicação da prova de recuperação. |
Aula cedida a outra disciplina: semana de provas da escola. |
Discussão das ideias sobre demonstração do circuito; exercícios e exemplos; preparação para prova. |
A9 |
Teórica: introdução a máquinas térmicas. |
Aula cedida a outra disciplina: semana de provas da escola. |
Revisão teórica e refletida; exercícios como revisão para prova (continuação). |
A10 |
Seminário no anfiteatro, com powerpoint: máquinas térmicas. |
Aula suspensa: semana de olimpíadas na escola. |
Aula suspensa: paralisação dos professores. |
A11 |
Esclarecimento de dúvidas; exposição livre de ideias sobre máquinas térmicas do quotidiano; solicitação de material p/construção de câmara escura. |
Aula suspensa: semana de olimpíadas na escola. |
Aula suspensa: paralisação dos professores. |
A12 |
Condução da observação nos grupos: câmara escura (construída pelos alunos) como organizador prévio para Óptica Geométrica. |
Aula suspensa: semana de olimpíadas na escola. |
Aula deveria ocorrer no 4º período; antecipação para o 3º por falta de professor nesse período; envio de lista de exercícios em substituição à prova pelo docente de Física, que atendia outra turma. |
A13 |
Professor ausentou-se da sala para prestar socorro a uma aluna. Combinou discussões para aula seguinte. |
Feriado. |
Finalização da resolução da lista de exercícios substitutiva da prova, tarefa em grupo. |
A14 |
Incitada a livre colocação de ideias buscando explicar o observado na câmara escura. |
Feriado. |
Continuação da resolução da lista de exercícios substitutiva da prova, tarefa colaborativa em pequenos grupos. |
A15 |
Debate em grande grupo: colocação e discussão de ideias para obtenção dos princípios da Óptica Geométrica. |
Teórica: leis da Termodinâmica; fórmulas, gráficos e exemplificações. |
Correção da lista substitutiva da prova, identificação e discussão refletida de erros mais comuns, como revisão de conteúdo. |
A16 |
Aula suspensa: semana de gincana na escola. |
Teórica: transformações termodinâmicas e esclarecimento de dúvidas. |
Aula suspensa: conselho de classe. |
A17 |
Aula suspensa: semana de gincana na escola. |
Resolução de exercícios e aplicação da Avaliação Parcial (AP). |
Aula suspensa: conselho de classe. |
A18 |
Aula suspensa: semana de gincana na escola. |
Teórica: máquinas térmicas; resolução de exercícios conceituais do livro; pequenos debates. |
Aula deveria ocorrer em período anterior; antecipação por falta de professor nesse período; devolução de prova e trabalhos corrigidos pelo docente de Física, que se fez presente em parte da aula. |
A19 |
Retomado o debate de ideias e elencadas algumas de consenso como princípios da Óptica. |
Revisão de princípios e fórmulas da Termodinâmica e comentários de exercícios. |
Resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas. |
A20 |
Estímulo ao debate de grande grupo (em círculo) e negociação de ideias objetivando chegar aos princípios da Óptica Geométrica. |
Aplicação da Avaliação Parcial (AP) |
Teórica: resistência elétrica; explicação interativa: queria ouvir como os alunos pensavam. |
A21 |
Seguimento aos debates de grande grupo: propagação, reflexão e refração da luz etc. |
Teórica: Ciclo de Carnot; resolução de exercícios |
Aula deveria ocorrer no 4º período; houve antecipação para o 3º por falta de professor nesse período; envio de exercícios aos alunos pelo docente de Física, que lecionava em outra turma. |
A22 |
Teórica com demonstração simples: fenômenos ópticos. |
Demonstrações, no laboratório, de instrumentos e fenômenos ópticos como introdução à Óptica. |
Monitoramento da conclusão da lista de exercícios para serem entregues. |
A23 |
Resolução de exercícios; negociação de ideias e esclarecimento de dúvidas. |
Demonstrações, no laboratório, de instrumentos e fenômenos ópticos como introdução à Óptica. |
Teórica: Lei de Ohm; apresentação de resumo escrito no quadro. |
A24 |
Aula suspensa: conselho de classe na escola. |
Teórica com pequenas discussões das demonstrações: luz, comportamento dual da luz, espectro, fenômenos ópticos. |
Aula suspensa: paralisação dos professores. |
A25 |
Teórica: imagens no espelho plano, explicou o observado na câmara escura. |
Teórica: imagens no espelho plano; resolução exercícios do livro de texto. |
Revisão do conteúdo para a prova. |
A26 |
Aula suspensa: atividade religiosa |
Trabalho em duplas: cinco questões sobre espelhos esféricos. |
Aplicação de prova. |
A27 |
Aplicação de prova. |
Teórica: espelhos esféricos, definição e construção de imagens. |
Aplicação de prova. |
A28 |
Teórica: espelhos planos. Incitadas pequenas discussões para que os alunos falassem como pensavam. |
Teórica: espelhos esféricos, construção de imagens, principais raios. |
Correção da prova como revisão e esclarecimento de dúvidas. |
A29 |
Teórica: formação de imagens em espelhos planos. |
Resolução de exercícios pelos alunos, atividade mediada pelo docente. |
Continuação da correção da prova como revisão e esclarecimento de dúvidas. |
A30 |
Teórica: imagens em espelhos planos, reflexão da luz. Aula tumultuada, sem muitos avanços. |
Revisão para Avaliação Parcial sobre Termodinâmica através de quatro exercícios representativos. |
Revisão: corrente, resistência elétrica e Lei de Ohm; proposição de exercícios. |
A31 |
Resolução de exercícios da apostila. |
Teórica: reflexão e refração da luz e exercícios conduzidos pelo docente. |
Aula suspensa: passeio da turma com docente de outra disciplina. |
A32 |
Estimulada a resolução de exercícios em grupo c/ discussões. |
Aplicação de Avaliação Parcial (AP). |
Resumo escrito e exercícios (Lei Ohm). |
A33 |
Teórica: espelhos esféricos, pequena demonstração. |
Fenômenos ópticos, aula marcada por perguntas e pequenas discussões. |
Teórica: associação de resistores; pequenas discussões e exercícios formulados como desafio, com situações associadas ao cotidiano. |
A34 |
Teórica: formação de imagens espelhos esféricos (ritmo mais acelerado com o intuito de avançar no conteúdo). |
Revisão para a prova bimestral: Termodinâmica; alguns alunos puderam fazer a AP que não tinham feito. |
Resolução dos exercícios conduzida pelo docente sobre associação de resistores. |
A35 |
Teórica: imagens em espelhos esféricos (ritmo mais acelerado); resolução de exercícios em conjunto com os alunos. |
Revisão: curiosidades de aspectos do cotidiano, esclarecimentos, alguma descontração e troca de ideias. |
Conclusão da resolução de exercícios; incentivo à participação dos alunos, troca de ideias. |
A36 |
Aula de exercícios e esclarecimento de dúvidas. |
Alunos responderam questionário sobre concepções epistemológicas e prova bimestral. |
Teórica: associação de resistores em paralelo; proposição de exercícios para os alunos resolverem. |
A37 |
Apresentação oral dos trabalhos de grupo e discussão de ideias: projeto de pesquisa "luz e cor". |
Prova bimestral. |
Aula suspensa: greve dos professores. |