SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorçõesOs três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro "Física" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MASSONI, Neusa Teresinha  e  MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física: a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.595-616. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300006.

Este estudo investigou possíveis relações entre as concepções sobre a natureza da ciência, de professores de Física, e suas práticas docentes, por meio de uma análise cruzada de três estudos de caso do tipo etnográfico. A observação etnográfica deu-se por imersão nas aulas de Física de três professores de Ensino Médio atuando em diferentes tipos de escolas: particular, pública e militar. Os resultados do cruzamento indicaram: que as práticas didáticas observadas não incluem aspectos sobre a natureza da ciência; que a Epistemologia e a História da Física ainda não se fazem presentes de forma explícita nas aulas de Física do Ensino Médio; que as relações entre as visões epistemológicas dos professores e suas práticas são frágeis e se manifestam de forma implícita. No entanto, foi possível vislumbrar algumas diferenças nas práticas daqueles professores que têm uma visão epistemológica mais contemporânea, pois tendem a manter um espírito mais aberto à inovação didática.

Palavras-chave : Natureza da ciência; Didática; Ensino de física; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )