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Ciência & Educação (Bauru)

versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves  e  TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Crianças pequenas no processo de significação sobre borboletas: como utilizam as linguagens?. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.687-702. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300011.

Neste trabalho discute-se, a partir do referencial de Vigotski, como ocorreu o processo de significação sobre borboletas em duas crianças de quatro anos, que se diferenciam de modo contrastante pelas formas de utilizarem as linguagens: um menino que desenhava muito e falava pouco, e uma menina que falava muito e desenhava pouco. Levar em conta as duas formas de expressão permitiu a constatação de que, nos dois casos, houve internalização de conhecimentos. Considera-se que só foi possível fazer essas constatações em decorrência do cuidado metodológico de "dar voz" às crianças por meio de linguagens diferentes, o que possibilitou que tanto a menina como o menino pudessem atribuir significados aos insetos estudados. A partir desta análise, são apontadas algumas das condições necessárias para o desenvolvimento de atividades de ciências com o público infantil.

Palavras-chave : Educação infantil; Ensino de ciências; Linguagem verbal; Desenho infantil; Metodologia da pesquisa.

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