SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Young children in the expressing meaning about butterflies: how do they use languagesResearch on learning in museums: an analysis from a historical-cultural approach to subjectivity índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

DIAS, Glaucia de Medeiros  y  BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. As escalas local e global apresentadas em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.703-719. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300012.

Partindo da perspectiva de que as reflexões sobre os problemas ambientais, bem como sobre as possibilidades de enfrentamento dos mesmos devem considerar a relação inerente entre as escalas local e global referentes a esses problemas, interessou-nos mapear e discutir a produção acadêmica voltada para estas escalas em trabalhos de educação ambiental (EA), a partir de teses e dissertações constantes no Banco de Teses da CAPES, um relevante instrumento de divulgação do conhecimento científico brasileiro. Identificou-se um número considerável de trabalhos acadêmicos que apresentam referências a essas escalas, especialmente a local. Porém, o modo como a maioria dessas menções é feita pode ser caracterizado como difuso e desarticulado, o que pode comprometer as contribuições da EA para o enfrentamento da crise ambiental vigente. Isto aponta para a necessidade de novos esforços que possam elucidar e efetivar as articulações entre as escalas local, global e EA.

Palabras clave : Educação ambiental; Produção científica; Banco de teses da Capes; Escala local; Escala global.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )