SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3As escalas local e global apresentadas em teses e dissertações brasileiras de educação ambientalO curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ALMEIDA, Pilar de  e  MARTINEZ, Albertina Mitjáns. As pesquisas sobre aprendizagem em museus: uma análise sob a ótica dos estudos da subjetividade na perspectiva histórico-cultural. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.721-737. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300013.

O presente artigo tem por objetivo comentar a produção científica na área de aprendizagem em museus à luz dos estudos da subjetividade na perspectiva histórico-cultural, conforme proposta por González Rey. Nesta perspectiva teórica, processos de aprendizagem são compreendidos como expressões de produções subjetivas do aprendiz, considerando-o em sua condição singular de sujeito sócio-histórico, implicado por processos emocionais. Em primeiro lugar, apresentamos uma revisão da produção científica da área, identificando e comentando as concepções teóricas predominantes. Em segundo, discutimos pesquisas relacionadas ao tema de identidade de aprendizagem em museus e às inter-relações museu-escola. Concluímos que esta perspectiva teórica oferece contribuições para a aprendizagem em museus na medida em que consiste em uma nova aproximação à compreensão da participação do emocional na aprendizagem museal e considera as formas altamente singulares em que se constituem processos de aprendizagem e, por fim, permite um novo olhar sobre questões da inter-relação entre a aprendizagem escolar e museal.

Palavras-chave : Educação não formal; Museu; Aprendizagem; Subjetividade; Produção científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )