SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3The undergraduate program in natural sciences and the organization of its supervised internshipsApproaching university and school through the use of the academic production in school classes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade  y  JESUS, Cristina Cirino de. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.751-764. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300015.

Neste artigo, discutimos como a análise de tarefas matemáticas, em uma proposta de formação continuada, pode auxiliar professores que ensinam matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a (re)pensar a sua prática pedagógica. Para tanto, investigamos um grupo de 14 professoras, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino no Paraná, no desenvolvimento de uma proposta de formação continuada, constituída na perspectiva de um grupo de estudos, que tinha como objetivo analisar tarefas matemáticas. As reflexões e as discussões ocorridas nesse grupo de estudos nos permitiram identificar indícios de mudanças quanto: a escolha/elaboração de tarefas, ao trabalho com os alunos, e ao enfrentamento das crenças que permeiam a prática pedagógica. O compromisso/engajamento mútuo em torno de um empreendimento articulado e um repertório compartilhado foram elementos centrais da prática dessas professoras no processo de formação continuada, e revelaram aspectos do seu desenvolvimento profissional.

Palabras clave : Ensino de matemática; Ensino Fundamental; Formação de professores; Formação continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )